terça-feira, 19 de junho de 2012

Perdão ou ódio a Decisão é sua!!!!

A raposa convidou a cegonha para jantar. Serviu-lhe sopa

em um prato raso.

Enquanto presenciava a amiga bicando sem sucesso o

líquido, perguntou: "Parece que não está gostando da

minha sopa!".

A resposta da cegonha foi curta e grossa: "Como posso

gostar se não consigo provar?".

Dias depois, foi a vez da cegonha convidar a raposa para

comer à beira da lagoa. O prato também foi sopa, servida

num jarro largo embaixo e estreito em cima. "Hummmm,

que delícia! Você não acha?", indagou a cegonha,

enfiando o comprido bico pelo gargalo.

 A raposa não achava, pois seu focinho não passava pela

boca do jarro. Tentou por diversas vezes e se despediu de

mau humor.

A presente fábula de La Fontaine narra um fato

corriqueiro em nossa sociedade.

 O jargão "olho por olho, dente por dente" tem sido atônica

em muitas situações do cotidiano. Recentemente, uma

pessoa me telefonou para falar mal de um amigo em

comum. Quando percebi o veneno que impregnava suas

palavras, ponderei: "Muita estranha e lamentável sua

atitude! Durante muitos anos você parecia tão amigo e

agradecido a essa pessoa e agora profere linguagem tão

rude. Me desculpe, mas não devia ter me ligado para

destratar alguém por quem eu tenho amizade e que merece

todo o meu respeito!".

Ele se calou, pediu desculpas e findou o telefonema um

tanto envergonhado.

O discípulo Pedro perguntou a Jesus: "Senhor, até quantas

vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe?

Até sete vezes?". A resposta de Jesus foi: "Não te digo que

até sete vezes, mas até setenta vezes sete".

Será que é fácil colocar em prática esse ensinamento do

filho de Deus? Acho que sim, basta entender sua

profundidade. Amigo leitor, se uma pessoa próxima a você,

por qualquer motivo, passar difamá-lo, inventar calúnias

com o intuito de lhe prejudicar, aconselho-o a orar por esse

companheiro. Quanto mais essa pessoa tentar lhe imputar

mentiras e ofensas, procure rezar ainda mais por ela. A

discussão que levanto não é como passar pela vida sem

sermos vítimas do ódio e da injustiça, mas se vamos reter

ou liberar o perdão. Se não perdoarmos, com certeza

seremos vítimas desse ódio; que mesmo não partindo de

nós, pode nos afetar e contaminar, dependendo de como o

encaramos. Se represarmos as maldades dos outros ao

invés de liberar perdão, acabaremos como prisioneiros da

raiva, da culpa e do pobre sentimento de vingança.

Reflita sobre o que Jesus ainda ponderou: "A decisão de

perdoar é sua, Pedro. Você pode reter o ódio ou liberar

gratuitamente o perdão, por entender que foi pela graça

que você foi perdoado pelo Pai. Não se esqueça de que a

forma como você lida com os outros, retendo o ódio ou

liberando perdão, é que vai manifestar como você

compreende sua relação com Deus e como você espera que

Deus trate suas próprias falhas". (Jorge Lordelho)

Fernanda Capez Linda Gordinha de Proagrama RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário